No dia 17 de julho de 2023, foi realizada a promulgação da Lei nº 14.624, um marco histórico na luta pela inclusão e visibilidade das pessoas com deficiências ocultas. A lei, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), agora institui o uso do cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação para essas pessoas, reforçando o compromisso do país em construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
O uso do cordão de girassóis será uma maneira voluntária e discreta para que as pessoas com deficiências ocultas possam ser reconhecidas e apoiadas, quando necessário, pela comunidade e serviços públicos. Essa medida busca ampliar a conscientização sobre a diversidade de condições que afetam as pessoas e assegurar que elas recebam o suporte adequado para enfrentar os desafios diários.
Fonte: Google imagens.
A lei entra em vigor imediatamente após a sua publicação, e espera-se que a conscientização sobre o símbolo do girassol como identificação de deficiências ocultas se espalhe rapidamente por todo o país.
Acreditamos que essa iniciativa irá fortalecer ainda mais a conexão entre as pessoas e promover uma sociedade mais empática e acolhedora.
Vamos juntos construir um futuro mais igualitário e receptivo a todas as formas de diversidade.
Equipe UniSER
Komentarze