top of page
Foto do escritorBibiana Fantinel

Homenagem para celebrar os 8 anos da UniSER

A cerimônia será realizada na segunda-feira (10), às 14h30min na Câmara Legislativa do Distrito Federal


Para celebrar os 8 anos da Universidade do Envelhecer (UniSER), haverá uma homenagem na Câmara Legislativa do Distrito Federal, na segunda-feira (10), às 14h30min. A UniSER é um programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB), que nasceu de um intercâmbio de tecnologia social com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Universidade da Maturidade (UMA/UFT). A história da UniSER teve início em 16 de abril de 2015 e baseia-se na luta e dedicação de diversos colaboradores e parceiros.

Já são 8 anos contribuindo com o desenvolvimento humano integral na vida adulta e idosa utilizando uma abordagem interdisciplinar e holística, com prioridade para a educação, a saúde, o direito, o esporte, o lazer, a arte, a cultura e a intergeracionalidade, de modo a primar pela melhoria da qualidade de vida e pelo resgate da cidadania. Tudo isso só é possível graças aos nossos queridos alunos, professores, extensionistas e colaboradores que ajudam a tornar este projeto uma realidade que faz a diferença na vida de tantas pessoas. Por isso, convidamos a todos para estarem conosco nessa homenagem que nos fará seguir na luta por um futuro melhor para todos nós!

Quer conhecer mais este universo da UniSER? Confira o texto abaixo, do egresso e, hoje, colaborador, Gilberto Amaro da Silva.


Em todo o planeta, a existência longeva é fenômeno natural. Há países que o contingente de pessoas idosas alcançou um percentual considerável da população. Embora seja o destino futurista para qualquer ser humano, que tem qualidade de vida na infância e na juventude, a idade avançada ainda permanece envolta por pensamentos, sentimentos e atitudes depreciativas.

Apesar de iniciativas pontuais, no campo da saúde e da educação, mesmo com a legislação consagrada a partir do estatuto do idoso, o estado brasileiro mantém o etarismo estrutural, espraiado por todos os órgãos do serviço público. É imprescindível um posicionamento político e social para garantir projetos que alcancem a população idosa, principalmente em áreas com baixo IDH e regiões rurais do país.

Compartilhar a existência na Terra, exige conviver em diversas estações do ano, que necessitam dos cuidados inerentes a cada período. Assim, também se faz necessário o cuidado com as fases da vida humana em sua especificidade e necessidade, para demonstrarmos que alcançamos o marco evolutivo como civilização.

“A partir de um pensamento, surgiu o programa UniSER, da UnB, acolhendo o nosso futuro que é o ser no envelhecer.

Professores dedicados em variados campos do saber, provocam o extensionista a estudar dia-a-dia.

Independente das vivências, que cada cursista traz em seu ser, a caminhada educativa valoriza todo saber.

O desenvolvimento de projetos, anexos ao curso de Educador Político Social em Gerontologia, faz renascer o sentimento de colaborar com alegria.

Oito anos de existência reconquistando vidas, a UniSER provoca pensamentos, desperta consciências e reedifica vidas.

O Ministério da Existência vem nos alertar, após as vivências na UniSER, qualquer cursista, jamais o mesmo ser, será!”

(Malungo)


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page