top of page
Foto do escritorPDI UniSER

Envelhecer é um processo que, por meio da educação, se enche de significado

Tese defendida na Universidade de Brasília aborda a educação ao longo da vida em programas brasileiros e europeus. O estudo foi o primeiro a aplicar a teoria do processo de normalização em intervenções educacionais para pessoas idosas.


por Beatriz Faria, graduanda de Farmácia/UnB

Extensionista UniSER

Revisão: Matheus Assis, PD&I, UniSER


No dia 14 de abril de 2023, a professora e colaboradora do Programa Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília (UniSER/UnB), profa. Kerolyn Ramos Garcia, realizou a defesa de sua tese de doutorado em Brasília sobre programas educacionais voltados para adultos e pessoas idosas. O doutorado sanduíche foi realizado entre a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde – PGCTS/UnB e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), em Portugal, e contou com dados do Brasil, Portugal, Letônia, Reino Unido e Polônia. A mais recente Dra. Kerolyn Garcia foi orientada pela Dra. Margô Karnikowski, docente da Faculdade de Ceilândia (FCE) da UnB, sendo a banca composta por especialistas na área de Educação e Gerontologia, incluindo Marina Morato – doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde e docente da UnB; Luis Jacob – doutor em Ciências da Educação e presidente da rede de Universidades Abertas da Terceira Idade no continente europeu (RUTIS); Marcel de Moraes Pedroso – doutor em Administração Pública e Coordenador da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), FIOCRUZ; e José Antônio Iturri de La Mata – doutor em Saúde Coletiva e docente da UnB. O evento foi marcado pela presença de um público especial e principais validadores do trabalho: adultos e pessoas idosas interessados no tema abordado pela pesquisadora.

Em sua tese, a Dra. Kerolyn abordou os programas de educação ao longo da vida, avaliando a realidade brasileira e europeia. O objetivo foi analisar a efetividade de programas educacionais para pessoas com 45 anos ou mais implementados no Brasil e em países europeus, utilizando como fio condutor a educação ao longo da vida e fidelidade, efeitos e validade social, aspectos basilares constantes nos objetivos dos programas. A pesquisa investigou os efeitos desses programas considerando bem-estar, mudanças de comportamento, desenvolvimento de habilidades digitais, bem como os efeitos dessas propostas educacionais na elaboração de planos para o futuro, tanto antes como após a pandemia de covid-19. Além disso, o diferencial de seu estudo foi por ser o primeiro a aplicar a teoria do processo da normalização no campo da educação de adultos, sendo uma teoria britânica utilizada comumente em intervenções em saúde.

Os dados da pesquisa discutem a realidade do envelhecimento populacional no Brasil e na Europa, destacando a importância do desenvolvimento de ações educacionais ao longo de toda a vida para manutenção da qualidade de vida na população de adultos e pessoas idosas. Os dados específicos do Programa UniSER/UnB, ofertado pela Universidade de Brasília há 8 anos e com público de mais de mil pessoas atendidas, demonstram como o programa beneficia seus participantes nos âmbitos de autonomia, cidadania, relacionamentos e na timidez, redesenhando o cenário atual, bem como os conceitos e ideias da temática do envelhecimento. Os relatos pré e pós pandemia de covid-19 também são relevantes: a maioria dos participantes alega a necessidade de lidar com o luto e tiveram os planos para o futuro modificados após experienciarem a pandemia.

A pesquisa trouxe resultados importantes para os campos da Educação e Gerontologia, demonstrando a importância dos programas de educação ao longo da vida na promoção de qualidade de vida, além de impactar diretamente no envelhecimento saudável, ativo e digno. “Construímos uma agenda de publicações futuras com os dados que coletamos e a partir das conclusões que tiramos com o estudo. Agora o desafio é dar andamento a essas publicações que envolvem novos estudos de efetividade pré e pós pandemia, proposições de políticas públicas educacionais institucionais e nacionais na área do envelhecimento e compreender a normalização das práticas educacionais utilizadas para a população de pessoas idosas.” disse Dra. Margô Karnikowski, orientadora do trabalho e fundadora do Programa UniSER/UnB.

Aclamada pela banca avaliadora pela complexidade e superação do desafio de defender uma tese de doutorado que enfrentou a pandemia de covid-19, o trabalho contou com 12 produções dentre capítulos de livro e artigos científicos e recebeu o apoio do público presente, especialmente das pessoas idosas que se sentiram inspirados pela forma de abordagem dos temas relevantes para a vida deles. “Nós sabíamos os resultados de participar da UniSER em nós. Mas, foi muito emocionante perceber que isso se estendia a muitas outras pessoas. Envelhecer é um processo que, por meio da educação, se enche de significado. Para nós foi um prazer participar disso e ver o impacto demonstrado cientificamente, provado ali no papel.” Os depoimentos das egressas do Programa UniSER Sra. Dulce Velozo, Georgina e Maria Anunciada complementam a consolidação do trabalho como uma referência na área de educação ao longo da vida, mais um dos reflexos da contribuição científica e pedagógica da Universidade do Envelhecer e da Universidade de Brasília enquanto protagonistas da promoção do envelhecimento ativo, digno, saudável e feliz.

É possível acesso as produções já disponibilizadas no link <https://www.researchgate.net/profile/Kerolyn-Garcia>.






140 visualizações17 comentários

Posts recentes

Ver tudo

17 Comments


Guest
May 05, 2023

Parabéns por mais essa conquista, princesinha do Tio, você merece! Deus, nós familiares e muitas pessoas assistiram o seu esforço para essa conclusão. Foi merecida. Te amo😘🥰

Like

Guest
May 05, 2023

Fiquei feliz em saber aqui no Estado do Espírito Santo que temos na família mentes brilhantes como a sua que nos enche de alegria e satisfação. Que sua tese contribua para a remodelagem no modo de pensar o envelhecimento, com mais vida e dignidade. Parabéns! Sou Nilza, prima distante, filha de Maria Antônia, que é prima da sua vó Gilda. Um abraço.

Like

Guest
May 05, 2023

Parabéns Dra.. kerolyn vc é ótima

Tema relevante e de interesse da sociedade Deus continue abençoando sua vida

Like

Guest
May 05, 2023

Parabéns, Dra. Kerolyn. Excelente trabalho. Tema fantástico.

Like

Guest
May 05, 2023

Doutora Kerolyn você sempre foi nota 100. Parabéns Deus abençoe grandemente sua vida e sua família.

Like
bottom of page