UniSER celebra os 60 anos da Universidade de Brasília
Por Bibiana Fantinel
Revisão: Margô Karnikowski e Thays Nunes
27 de abril de 2022
Fundada em 1962, a Universidade de Brasília (UnB) celebrou, neste 21 de abril, seus 60 anos. Nestas seis décadas de história, a UnB honra a missão de produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, sendo “uma universidade inovadora e inclusiva, comprometida com as finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão”.
Fazer parte da história dessa Universidade e contribuir para tornar realidade uma missão tão nobre quanto a da UnB é uma conquista para todos que participam do Programa educativo de extensão da Universidade do Envelhecer (UniSER). Representa a possibilidade de fazermos uma diferença genuína na sociedade e buscarmos cada vez mais propor ações integrativas e inclusivas de educação, afinal, é por meio delas que, de fato, formaremos cidadãos comprometidos com a melhoria do nosso país.
A UniSER, que teve início em 16 de abril de 2015, é um dos maiores programas de extensão da UnB e une os pilares de ensino, pesquisa e extensão em sua proposta, se constituindo em uma tecnologia social inovadora, consonante com a missão da UnB. Ao recebermos uma UnB “idosa”, com seus 60 anos, reforçamos o importante papel que ela tem no incentivo de uma universidade que trabalha a serviço e com a comunidade, respeitando a diversidade e acolhendo a todos independentemente da idade, de modo a conformar um ecossistema diverso por onde circulam diferentes saberes.
Neste mês de aniversário, a UniSER tem a grata satisfação de agradecer a UnB, uma das melhores universidades do país, pelo acolhimento a esse programa ao longo de seus 7 anos de existência, em especial, a Reitora, Dra. Márcia Abrahão, a Decana de Extensão, Dra. Olgamir Amâncio e ao Diretor da Faculdade de Ceilândia, Dr. João Paulo Chiaregato, por não medirem esforços para apoiar nosso trabalho e tornar o sonho de disponibilizar aos idosos a oportunidade de estar conosco na construção de saberes. Assim, a nossa universidade mais uma vez protagoniza a cultura da paz por intermédio da intergeracionalidade, promovendo um dos importantes pilares da educação: aprender a viver juntos.
História da UnB
Resultado do sonho e do trabalho de educadores como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB é considerada uma universidade transformadora, sendo a diversidade cultural, presente em seus quatro campi, uma de suas características marcantes. Além disso, a pluralidade, aliada à busca permanente por soluções inovadoras, move a produção científica e o cotidiano da instituição, tornando-a uma das melhores do país na formação de pessoas no ensino, na pesquisa e na extensão.
Durante este período de pandemia, a UnB tem tido um papel importante no combate a COVID-19. Desde o início, pesquisadores da instituição estão contribuindo com seus conhecimentos e estudos para diminuir os impactos da crise sanitária no Brasil e no mundo. De forma presencial ou remota, a família UnB dedica-se pela excelência da instituição.
Nestes 60 anos foram muitos histórias e conquistas e, para marcar esta data especial, a edição 27 da revista Darcy, revista de jornalismo científico e cultural da UnB, apresenta reportagens, fotografias e relatos de personagens que passaram pela universidade. O conteúdo completo pode ser conferido em: www.revistadarcy.unb.br